A leitura é essencial para qualquer pessoa. Saber articular as palavras, escrever lindamente, formular ideias criativas e muito mais, deve-se ao fato de a leitura estar presente. Os pais que adquiriram o gosto pela leitura quando na infâncias, hoje vêem que seus filhos não têm o mesmo interesse. Como a leitura influencia na vida do ser humano? E como os pais podem contribuir para o proveito da leitura?
A tecnologia que vem com o tempo apenas traz mais facilidade, mas pode virar algo prejudicial. As pessoas acabaram ficando muito desleixadas, preferem o ver e não o ler, a imagem ao invés das letras. Antigamente a base do estudo, e de certo modo para a vida, era principalmente a leitura. Numa leitura satisfatória, diversos tipos de conhecimento estão em interação e isso mostra como a leitura é um processo interativo. Ela intensifica o ato de pensar e ordena nossos pensamentos e opiniões, pois todo ponto de vista é a vista de um ponto.
Os pais são exemplos. Como se comportam, suas decisões, atitudes e opiniões são incrivelmente importantes para seus filhos. Por esse motivo, uma das obrigações que esses indivíduos têm é incentivar a leitura. Como Voltaire dizia “A leitura engrandece a alma”. Os filhos precisam de um exemplo, como quando a criança vê o pai ler o jornal, ou a mãe ler um romance. Hoje em dia, temos os gibis, revistas infantis e muitos outros recursos para que as crianças se divirtam e aprendam lendo.
A leitura é maravilhosa e também traz benefícios às pessoas. Os pais que apóiam e incentivam seus filhos a ler, devem sempre passar esta mentalidade adiante. Ler é uma forma de terapia e de aprendizagem, move o mundo e une as pessoas.
8 - De que forma os pais poderiam de fato contribuir para fazer da leitura um hábito que começasse em casa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário